
Características - Mede 27 cm. Seu colorido altera-se freqüentemente conforme a cor da terra que impregna a plumagem. É caracterizada pelas cores camufladas, que podem confundí-la com o ambiente (terra, folhas secas, moitas de capim etc), porem basicamente suas cores são: dorso preto com estreitas faixas transversais, cabeça e pescoço pardo-amarelados, garganta e abdome, brancos, tendo ainda um nítido topete vertical negro, tarsos amarelos..
O tamanho dos sexos pode variar muito.
Vivem aos casais nas baixadas, margens de riachos e capões, diferentemente da codorna-pequena que prefere os descampados. Ao serem avistadas preferem correr, só ocasionalmente voando.
Maior que a cordoniz-pequena é uma das melhores aves de caça da região, tem a carne branca e macia, por isso são muito perseguidas. Precisa de proteção.
Nidificação - Andam aos casais. A cor do ovo é chocolate-claro menos brilhante do que o de N.Maculosa. Os ovos são depositados diretamente no chão, chegando ao número de sete até oito por postura. O macho se incube da tarefa de chocar e criar filhotes, sistema de reprodução que envolve a poligamia.
Alimentação - Comem não só bagas, frutas caídas, como folhas e sementes duras, (na região, principalmente das euforbiáceas: Faveleira - Cnidosculos phyllacanthus e Pinhão - Jatropha sp). Procuram pequenos artrópodes e moluscos que se escondem no tapete de folhagem apodrecida; viram folhas e paus podres com o bico à procura do alimento, jamais esgravatando o solo com os pés como fazem as galinhas. Catam carrapatos nos pastos e se aproveitam da movimentação do gado no meio da vegetação para apanhar insetos (por exemplo, gafanhotos), quando são espantados. Também cavam a terra à procura de raízes tenras e tubérculos, porém em pequena escala. Bebem regularmente sempre que houver água. Engolem pedrinhas; os filhotes dependem de alimento animal.
É ave exclusivamente terrícola, jamais pousando em arvores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário