terça-feira, 3 de maio de 2011

Jararaca-da-caatinga - Common lancehead (Bothrops erythromelas), em posição de ataque

Jararaca-da-caatinga (Bothrops erythromelas) é uma serpente da família Viperidae, subfamília, crotalinae, de hábitos noturnos ou crepusculares, que tem como habitat a caatinga nordestina. 
Morfologia Externa: marrom avermelhado até o cinza, manchas dorsais irregulares, lembrando trapézios. Possui faixa postocular. Ventre claro ligeiramente manchado em tons escuros.
É a serpente que mais provoca acidentes nesta região, sendo muito irritadiça e agressiva. Mede, em média, cerca de 60 cm, mas já encontrei um exemplar que media 76 cm. A Jararaca possui desenhos que lhe proporcionam uma excelente camuflagem, sendo difícil a visualização do animal, mesmo para olhos experientes. Reprodução: As jararacas são animais ovovivíparos. Isso significa que o embrião se desenvolve completamente dentro do ovo, mas esse ovo fica situado no oviduto da fêmea, ou seja, o ovo é "chocado" dentro da fêmea.
Sua alimentação constitui-se principalmente de pequenos roedores e pequenos lagartos tais como o calango verde (Cnemidophorus ocellifer), lagartixas como Tropidurus torquatus, Phyllopezus pollicaris e Hemidactylus agrius. 
Seu veneno é do tipo botrópico e seus sintomas locais são: dor intensa; formação de flictenas; engorgitamento ganglionar; necrose dos tecidos; e os sintomas gerais: hemorragia pelas mucosas (estômago, intestino, rim, boca, ouvido, útero), lesão dos tecidos (gangrena), taquicardia, alterações nervosas, podendo ocorrer a morte.