domingo, 27 de novembro de 2011

Golinho, Coleira (Sporophila albogularis)



foto

Características: O macho possui a cabeça enegrecida e o restante das partes superiores cinza, a garganta branca, cuja tonalidade estende-se para cima, formando um colar incompleto na nuca; a fêmea é marrom-ac inzentada nas partes superiores e amarela-esbranquiçada nas inferiores. Mede 10,5 cm.

Na região é uma das poucas aves que dependem da existência de água, por isso são encontradas quase que exclusivamente junto às fontes de água, sejam estas naturais ou as construídas pelo homem.
Nidificação: Aninha-se geralmente em arbustos a pouca altura. O ninho é uma tigelinha funda, trabalhada com certa arte, embora de parede transparente. Nele são postos 3 ovos, com cerca de 17 x 13 mm, branco-esverdeados inteiramente cobertos por manchas alongadas e pontos pardo-amarelados.
Alimentação: É ave granívora, apreciando muito sementes de capim.
Situação Populacional local : São muito comuns, porem, só nos locais em que existem fontes de água.
É a vitima preferida de todos os que caçam aves para cativeiro.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Escorpião amarelo (Tityus serrulatus) com filhotes



Os escorpiões são aracnídeos, muitas pessoas os chamam de insetos, mas basta observar que este animal tem 4 (quatro) pares de patas ao invés de 3 (três) como os insetos. A origem destes animais remonta a mais de 400 milhões de anos, sobrevivendo a todos os grandes cataclismos que destruíram milhares de espécies vivas. Portanto o escorpião foi um observador privilegiado tanto do fim dos dinossauros assim como do surgimento do homem na face da Terra. 
Ao contrário do que as pessoas acreditam, o escorpião não se suicida quando preso entre o fogo, o que realmente acontece é que ele se desidrata e na agonia da morte dá a imprensão que se ferroa. Escorpiões vivem em média 5 (cinco) anos, atingindo a maturidade sexual por volta de 1 ano e meio. 
Na espécie Tityus Serrulatus existem apenas fêmeas, a reprodução se dá por PARTENOGÊNESE. Nas outras duas espécies que vivem em nossa cidade existem machos e fêmeas.