sábado, 27 de agosto de 2011

VII EXCEFIC É UM SUCESSO!

 
A VII Exposição de Ciências e Cultura da Escola Figueiredo Correia, realizada no dia 26/08/11 rigorosamente como estava previsto em nosso calendário escolar, foi um verdadeiro sucesso e não foram poucos os que afirmaram que esta foi a melhor Feira de Ciências já realizada por esta Instituição de Ensino. Parabéns a todos os que se envolveram e contribuíram para com o sucesso deste evento e congratulações especiais aos professores e alunos que apresentaram projetos científicos e trabalhos de aprendizagem na VII EXCEFIC. Veja algumas fotos nos slides acima e abaixo e quem quiser detalhes e mais registros fotográficos acesse o orkut da escola ou o facebook. Abaixo o resultado dos projetos selecionados para a Feira Regional de Ciências e Cultura, inclusive da Extensão de Ensino:


Ciências Humanas e suas Tecnologias:
1º Lugar - Bullying e Cyberbullying em Iracema!? (Delete essa Ideia)
Professora Helena Lopes


Ciências Ambientais:
1º Lugar - O Mundo é Nossa Responsabilidade
Professor Jorge Nogueira


Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias:
1º Lugar - Um estudo sobre a influenza (Conscientização e uso preventivo da Malpighia emarginata)
Professor Douglas Moraes


Linguagens e Códigos e suas Tecnologias:
1º Lugar - Tocando a Nota (Musicalizando a Escola)
Maestro Roberto


Robótica Educacional
1º Lugar - A Inclusão da Robótica Educacional na Aprendizagem Escolar.

Professor Elano César


Projetos da Extensão de Ensino
1º Lugar - Bastiões: Comunidade Remanescente de Quilombo!? - (Ser ou Não Ser, Eis a Questão) Ciências Humanas
Professora Catiana Moraes


2º Lugar - Qualidade da água dos mananciais e problemas ambientais do Distrito de Bastiões - Ciências Ambientais
Professor Manoel Acrísio

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

VII EXCEFIC - Figueiredo Correia

Os preparativos para a VII Exposição de Ciências e Cultura da Escola Figueiredo Correia - EXCEFIC que será neste dia 26/08/11(amanha) já estão totalmente prontos, o nosso projeto terá como titulo "A fênix do sertão, nosso bioma ressurge das cinzas", porém nossos objetivos serão os mesmos. Será apenas uma amostra do projeto, não estaremos concorrendo para as feiras regionais!

Abraço, e sucesso a nós todos.




Luana, Nívia, Nathanny.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Corujinha/Caboré (Glaucidium brasilianum)


foto

Características: É a menor coruja do Brasil e uma das menores do mundo. Comprimento: 16,5 cm; peso: 63 g. O macho é bem menor do que a fêmea. Uma outra característica marcante desta ave é o seu canto, que é uma onomatopéia: sol-sol, sol-sol, sol-sol que vocaliza tanto à noite quanto de dia e de onde provem um dos seus nomes populares. 

O Sol-sol é muito ativo durante o dia, caçando outras aves, insetos, lagartos e pererecas. Bastante agressivo para seu tamanho, chega a abater presas maiores do que ele. Ao ser localizado pelas outras aves, é imediatamente cercado e “denunciado”, com pios e vôos especiais, os quais procuram afastar o Sol-sol do local. 
Possui duas colorações de plumagem, como em outras corujas. Existe uma forma cinza, com a cauda listrada de branco e peito claro bordejado de cinza, a cor dominante de toda a plumagem . É possível encontrar exemplares marrom avermelhados, onde a cauda é da mesma cor e quase não se distingue as faixas brancas. Nos dois casos, sobrancelha branca destacada. Em especial na plumagem cinza, a nuca possui penas singulares, formando como se fossem dois olhos. Dessa maneira, o Sol-sol confunde qualquer atacante, parecendo estar sempre de frente. Para as aves perseguindo-o, isso é suficiente para evitar contato direto. A plumagem avermelhada não possui essa característica ou ela é menos evidente.
Canta o ano inteiro, à noite ou de dia, com maior freqüência no período reprodutivo. São vários chamados, sendo o mais comum um assobio curto, constante e repetido por vários minutos, sem descanso.
Nidificação: Faz ninho em buracos de árvores e cupinzeiros. Põe de 2 a 5 ovos brancos.
Alimentação: Alimenta-se de pequenas aves, como sibites e, esporadicamente, de beija-flores, rãs, lagartixas e pequenas cobras. Bastante agressiva para seu tamanho chega a abater presas maiores do que seu próprio tamanho. Ao ser localizado pelas outras aves, é imediatamente cercado e “denunciado”, com pios e vôos especiais.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Plantas do Setão

Nestas Primeiras fotos temos a barriguda(Chorisia glaziovii) que na ocasião exibia suas lindas flores, esta árvore apresenta flores que necessitam de agente polinizadores por este motivo produz grande quantidade de néctar (líquido adocicado) que atraí vários agentes polinizadores, na segunda foto ha c um beija-flor desenvolvendo esta atividade. A polinização desenvolvida por pássaros é chamada de polinização ornitófila.